Juventude do PT de Campina Grande - PB

Entrevistas Locais

Entrevistas Locais

Entrevista com o deputado estadual Luciano Cartaxo .

Luciano Cartaxo nasceu no dia 7 de junho de 1964 na cidade de Sousa, filho de Célio Pires de Sá e Lúcia Cartaxo Pires de Sá. É formado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ainda como estudante começou sua carreira política, tendo sido eleito coordenador do Centro Acadêmico (CA) de Farmácia da Universidade e secretário geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), foi ainda presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF) por dois mandatos consecutivos.

Carreira Política
Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), foi eleito vereador de João Pessoa, por quatro mandatos consecutivos(entre 1997 e 2009). Entre fevereiro de 2009 a dezembro de 2010 exerceu o cargo de vice-governador da Paraíba. E agora nas eleições de 2010, foi eleito deputado estadual com 24.296 votos.

Entrevista:

Política da Paraíba - Você assume o mandato na Assembléia Legislativo com que expectativa?

Luciano Cartaxo - A expectativa é a melhor possível, primeiro trabalhar muito pelos paraibanos, a idéia é que agente possa trazer a experiência parlamenta de quatro mandatos consecutivos como vereador da capital, a experiência também no poder executivo como vice-governador e fazer um trabalho onde agente possa abrir espaços para participação popular, não só no nosso mandato, mais na própria instituição. Acho que Assembléia precisa criar cada vez mais mecanismos de participação popular, fazendo com que as pessoas tenham mais acessos a esse poder, que possam colaborar, propor, sugerir.
Então na função de terceiro vice-presidente, vamos procurar ter uma articulação com o presidente da Casa, Ricardo Marcelo, no sentido de criarmos mais espaços para que a sociedade esteja mais presente no poder legislativo, vamos trabalhar também dentro de uma lógica de criar o máximo possível de unidade dentro da bancada do PT, conseguimos na ultima reunião definir de forma unânime o líder da bancada, o representante do PT na Mesa Diretora, as proposta e sugestões para composição das Comissões permanentes da Casa. Então nós trabalhando num grau de harmonia e unidade interna da bancada e isso vai ser sem duvida alguma importante para relação harmônica entre a bancada e o Partido dos Trabalhadores. Nossa posição é a dialogar cada vez mais com a sociedade, buscando a criação de espaços que possam colaborar cada vez mais com o mandato. Vamos ter uma presença massiva em João Pessoa, mas vamos ampliar e muito o nosso raio de ação em todo o Estado, principalmente nas cidades pólos a exemplo de Campina Grande, para que agente possa ter um mandato de uma representação não só capital, mas em toda a Paraíba.

Política da Paraíba- Qual o será o relacionamento do mandato Luciano Cartaxo, com os movimentos sociais?

Luciano Cartaxo - Vamos criar um espaço de sintonia permanente com os movimentos sociais, vamos ter um mandato popular, um mandato aberto para que as pessoas possam propor sugerir, criticar e ter essa relação cada vez mais próxima com os movimentos sociais. Hoje agente percebeu aqui, que após a eleição da Mesa Diretora ficou um grau de unidade boa dentro da Casa, de harmonia pra se trabalhar e nós vamos aproveitar esse momento para abrir esse espaço para que a sociedade participe em especial as representações dos movimentos sociais, que terão papel importante no nosso mandato.

Política da Paraíba -Qual a opinião do deputado em relação à reforma política?

Luciano Cartaxo-
Olha! A reforma política precisa ser pautada ainda este ano, essa reforma está pendente no Congresso Nacional e nós sabemos que urgente e necessário, o que não pode é continuar da forma como agente está percebendo, estão votando matérias de forma pontuais, uma reforma fatiada, discutem um tema depois discutem outro, mas agente não tem a reforma política do jeito que a sociedade brasileira exige. A cada eleição temos uma regra nova, uma consulta feita ao Tribunal Superior Eleitoral, muda completamente um processo que já foi finalizado, como está sendo agora o caso em relação aos suplentes, onde de acordo com a compreensão do Supremo o que vale é do partido e não o da coligação. Então esse processo causa um prejuízo sem duvidas muito grande a nossa democracia, então esperamos que esse ano o Congresso Nacional, possa pautar esse debate e realizar essa reforma, agora, abrindo espaço para que a sociedade, os movimentos sociais, as Câmaras Municipais, as Assembléias Legislativas, onde todos possam debater e agente possa ter uma reforma com a cara e o desejo da sociedade brasileira.

Politica da Paraíba- Como o mandato de Luciano Cartaxo poderá influencia nas eleições de 2012, especialmente nas grandes cidades, a exemplo de João Pessoa, Campina Grande, Bayeux e outras?

Luciano Cartaxo - Vamos estimular para que o Partido dos Trabalhadores possa ter candidatura própria na maioria dos municípios, pra isso precisamos criar as condições, o PT da Paraíba precisa acompanhar o nível de crescimento do PT nacional, estamos na terceira gestão consecutiva na presidência da republica, algo extraordinário! Temos governadores e prefeitos espalhados por todo o Brasil e a Paraíba precisa acompanhar esse nível de crescimento. Então nós esperamos que o Diretório, possa puxar esse debate na hora oportuna, que o PT se organize, se estruture, que diminua o grau de divergência interna   criando um grau de unidade maior pensando no crescimento do partido, e pra isso é preciso termos lideranças fortes, termos candidaturas fortes, eu espero que o PT alcance a dimensão que ele vem tendo em nível nacional.

Politica da Paraíba- Em João Pessoa o senhor foi o mais votado do PT e o segundo colocado entre todos os deputados estaduais eleitos, isso o credenciaria há uma futura disputa pela prefeitura de João Pessoa?

Luciano Cartaxo - Esse é um processo que queremos discutir com o PT no próximo ano, acho que o PT tem  que começar a avaliar isso, mas 2011 é um ano que não é eleitoral, é um ano onde agente tem que mostrar serviço, estamos iniciando um mandato de deputado estadual, então o nosso compromisso agora está voltado para fazer um grande mandato de deputado estadual, o resto será consequência, nesse momento agente tem que trabalhar focado nesse objetivo, deixando esse processo de eleição para 2012.

Política da Paraíba -Segurança Pública é um dos principais problemas vivido pela sociedade paraibana, que contribuição o mandato de Luciano poderá oferecer para amenizar esse problema?

Luciano Cartaxo- Olha a segurança pública tem sido um dos principais problemas vivenciado pela população paraibana. Nós estamos completando o primeiro mês do ano de 2011 e percebemos  claramente que houve infelizmente uma evolução da criminalidade, então é preciso ter uma prioridade em relação a segurança pública, é preciso que o governo do estado coloque a Paraíba no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, para que possa haver mais investimentos, tanto nas ações imediatas da policia, como investimentos nas ações preventivas, e o nosso mandato vai estar sempre pautando esse tema de forma que agente possa ajudar, mesmo porque entendemos que segurança pública não é uma responsabilidade apenas do governo, segurança publica é de responsabilidade de todos nós. Nosso mandato  terá um espaço privilegiado para debater esse problema, principalmente em relação ao combate e ao enfrentamento as drogas.

Política da Paraíba - Como o senhor pretende tratar o problema dos servidores públicos estaduais contratados de forma irregular, que terminou por criar um problema de ordem social e jurídica?

Luciano Cartaxo - Olha! Essa questão precisa ser tratada de forma mais transparente com a sociedade, é preciso que agente tenha uma noção exata do problema. Primeiro em relação ao número de pessoas que foram exoneradas, segundo quais os critérios que estão sendo estabelecidos, terceiro se o governo vai mais à frente nomear ou não essas pessoas, ou outras pessoas para essas mesmas funções. Se for para realmente enxugar a máquina administrativa, oferecer condições de governabilidade, enxugar a folha, que se faça de uma forma mais clara e transparente, então é preciso haver esse dialogo, com os servidores inclusive! Nosso mandato vai estar aberto a esse dialogo, vai estar discutindo isso no plenário da Casa, vamos estabelecer esse canal de comunicação com o governo do estado, logicamente pensando que é necessário haver concurso público no Estado da Paraíba, não tenho a menor duvida disso, agora você tem que realizar o concurso publico paralelamente a esse processo.  Um processo que não faça o esvaziamento das funções de determinados seguimentos, como por exemplo, a educação onde houve o adiamento do ano letivo em função do grande número de servidores demitidos, deixando as escolas sem condição de funcionamento. Essas substituições devem acontecer progressivamente, agora é necessário que primeiro se faça o concurso, não adianta demitir e deixar áreas essências como à saúde e a educação, é preciso sintonizar a realização do concurso e as substituições progressivas, sem que tenha que acontecer da forma como vem se dando.

Política da Paraíba- PEC 300! Qual a posição do mandato Luciano Cartaxo?

Luciano Cartaxo -
Nossa posição é clara, o governo deve fazer um esforço grande para poder colocar em pratica essa PEC. Acho que é importante discutir segurança pública tendo os policiais como aliados, é importante que o Estado crie as condições para pagar essa PEC,  sabemos do enxugamento da folha, então, é o momento exato para que o governo possa chamar os policiais para o dialogo e dê um exemplo nacional, fazendo com que a Paraíba possa iniciar o governo cumprindo uma legislação que está em vigor, por que , foi aprovado na Assembléia Legislativa. Então não adianta agente ficar no debate sobre a legalidade só! O fundamental é haver disposição política e vontade administrativa para o governo abrir o dialogo com os servidores e que possa manter o que foi aprovado pela Assembléia.

ptes.jpgPolítica da Paraíba -Como o deputado pretende lidar com as crises internas no PT da Paraíba?

Luciano Cartaxo - Essa questão do PT é algo que já faz parte da própria vida partidária, agora agente quer minimizar essa crise, não temos a pretensão de que vamos resolver de uma hora pra outra essa discussão interna, o que agente espera é que haja um bom senso, um equilíbrio, o nosso mandato vai trabalhar desta forma, temos influenciado de forma positiva na bancada, temos tido um grau de unidade satisfatório e agente espera que o comportamento da bancada sirva de exemplo ao partido, e que agente unifique algumas posições internas, que agente tenha um patamar mínimo de dialogo e de respeito às posições aprovadas pelo Diretório, que a bancada possa opinar que todos possam participar e que agente possa pensar num PT forte. Pra pensar um PT forte, temos que ter sem duvida alguma, uma revisão em relação à postura  do PT nos últimos anos que foi de confronto permanente, essa inclusive, tem sido uma das razões para o não crescimento do PT no Estado da Paraíba. Então o nosso mandato vai colaborar, vai contribuir para criar um ambiente de maior harmonia dentro do partido, e que agente possa se preparar para as disputas de 2012, com um PT realmente crescendo na Paraíba nos níveis que vem crescendo no Brasil.

Política da Paraíba -
Em relação ao governo Ricardo Coutinho, qual a posição da bancada petista?

Luciano Cartaxo - A posição da bancada já está definida, é uma posição de independência. Vamos votar com a consciência, vamos votar com unidade na bancada, entendemos que é importante colaborar com o debate, é importante apresentar alternativas, então, nós vamos propor na Assembléia varias ações que possam colaborar e contribuir com as matérias que chegarem a Casa.
Seremos uma bancada totalmente independente e desvinculada do governo, não vamos também, para uma posição sectária e raivosa, muito pelo contrário, nós queremos uma Paraíba que dê certo, agora a bancada do PT vai ter sempre uma opinião firme e uma posição de independência, estamos sinalizando claramente que será uma independência com opinião, com posicionamento político e acima de tudo com muita responsabilidade.

Política da Paraíba - Três bandeiras que serão a marca do seu mandato.

Luciano Cartaxo - Estamos ainda fazendo esse debate no interior de nossa base, entretanto, temos uma definição que é o enfrentamento às drogas, isso é uma linha que vamos seguir como prioridade. Vamos tratar também dos mecanismos de participação popular, uma questão que não queremos apenas para o nosso mandato, mas, para própria Assembléia Legislativa. Outra questão que eu acho importante é a que diz respeito à transparência aqui na Casa, e também em relação à cobrança para que os governos do estado e municipais possam produzir algo nessa linha.

(VC)

Fonte:POLITICADAPB

Translate this Page


Rating: 3.4/5 (21 votos)




ONLINE
1